As leis são como regras de um jogo de tabuleiro no qual já nascemos inseridos. É uma questão de sobrevivência conhecê-las, e conhecer também o funcionamento desse jogo — isto é, o direito. Mas por onde começar?
Esta breve introdução ao Direito ajudará o leitor a compreender perfeitamente todos aqueles termos que ficaram famosos nas discussões políticas recentes, como PEC, PGR, CPI, STF... No mínimo, é garantido que nada disso soará mais apenas como uma sopa de letrinhas.
Você provavelmente chegou até este livro porque quer falar melhor em público, porque quer se apresentar melhor, ou quer entender o que de fato é a oratória, já que este tema está em alta nas empresa e nas mídias sociais.
Após o abandono do Marxismo materialista, o Kremlin precisava de uma nova ideologia para renovar as energias revolucionária. Uma das respostas para esse problema foi dada por Alexandr Dugin, que conseguiu unir as críticas de René Guénon e Julius Evola ao mundo moderno, e os métodos caóticos de Aleister Crowley...
Qual é a maior dificuldade que você, que está na faculdade de medicina ou acabou de se formar, enfrenta? Para além dos aspectos técnicos, nossa profissão envolve questões éticas e morais. Ora ninguém que escolhe exercer a medicina deseja ser um médico ruim. Mas o que é de fato um bom médico?
A educação na primeira infância tem consequências para a vida toda. Por isso, é fundamental que as crianças pratiquem atividades chamas de "pré-alfabetização", para adquirirem consciência fonológica, isto é, a compreensão da estrutura sonora da nossa língua - cuja importância para aquisição da leitura é um consenso entre os pesquisadores.
Você já notou que, hoje em dia, quem dá as ordens na maioria dos lares ainda usa fraldas? E que os responsáveis por essa inversão de papéis são os próprios pais? Para piorar, muito do que é dito sobre o assunto é mero tratamento paliativo...
Mas então como oferecer uma educação sólida em nossa realidade? Do que nossos filhos precisam exatamente? Uma boa educação exige, no mínimo, a presença ativa dos pais, a firmeza em suas ações e a transmissão de valores sólidos. É preciso tomar cuidado com as ideias modernas e voltar à boa e velha forma de criar os filhos.
Muito antes que a própria filosofia, a literatura é a forma excelente de entender os problemas, de entender o que move os seres humanos, de se aproximar dos seus dramas e conhecer seus motivos.
Não há melhor maneira de compreender as paixões e os comportamentos do que imergir na obra dos grandes escritores. Se o objeto da literatura é a própria condição humana, aquele que lê as grandes obras e as compreende se tornará um conhecedor de si próprio e também do ser humano. O leitor entenderá que esse é o “mínimo” (porque não é pouco!) que a literatura pode fazer por você.
Todo mundo pensa que ser criativo é ser espontâneo, extrovertido, desinibido, diferenciado... É, em suma, ter um Dom. E, nisso, todo mundo está errado.
Nada disso garante nem mesmo o mínimo de criatividade. Ao contrário do que acabou virando senso comum para nós, a criatividade é um processo; é a nossa capacidade de operar possibilidades e compor. E sim: dá para desenvolvê-la.
Atualmente, é generalizada a confusão sobre o que seja arte. Ninguém parece saber pra que, afinal, serve a obra de arte. Seria para inspirar sentimentos na platéia? Ou incutir nela determinadas idéias, e mudar a sociedade? E a beleza, o que seria? gosto pessoal, que não se discute?
Lançando luz sobre princípios muito básicos, mas que não estão assim tão à vista no contexto cultural em que estamos inseridos, vamos aqui compreender o mínimo sobre a arte: o que é uma obra de arte, qual o seu sentido e qual sua importância para o enriquecimento da nossa vida.